sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Como reparar um arquivo .PST do Outlook

Usuários do Microsoft Outlook já deve ter visto a mensagem "O arquivo de dados do Outlook não foi fechado corretamente" e esperado alguns minutos até o Outlook reparar o arquivo.

Porém, nem sempre isso acontece de uma forma amigável, às vezes o seu arquivo de dados (PST) pode estar muito danificado ou corrompido e o Outlook se recusar a abrir o arquivo. Neste caso você pode reparar o arquivo PST danificado usando algumas ferramentas.

Método 1 – Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada (ScanPST)

Uma ferramenta simples feita pela própria Microsoft. Basicamente ela tenta reparar o cabeçalho do arquivo PST e apagar tudo o que ela não reconhecer ou compreender dentro do arquivo.

A ferramenta já vem instalada em todos os computadores com Microsoft Outlook, no seguinte diretório: (No Office 2007, está em C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office12\)

C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\System\Mapi\1033\NT

Agora, clique em Procurar e selecione o arquivo PST que está corrompido. Se você não tem certeza onde seu arquivo PST está armazenado, normalmente é neste diretório: (No Office 2007, está em C:\Usuários\nome do usuário\AppData\Local\Microsoft)

C:\Documents and Settings\nome do usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Microsoft\Outlook

Depois de selecionar o arquivo, clique em Iniciar.

Após concluir, ele vai dizer os erros encontrados em seu arquivo PST. Clique em Reparar agora para iniciar a reparação do arquivo.

Agora, quando você abrir o Outlook, sua Caixa de Entrada deve ter voltado ao normal e todos os seus e-mails devem estar lá. Às vezes você tem que rodar o scanpst.exe várias vezes para que todos os erros sejam corrigidos.

Método 2 – Cortar um arquivo PST muito grande (PST2GB)

A segunda razão pela qual o seu arquivo PST pode estar corrompido é porque você ultrapassou o tamanho limite do PST, que é de 2 GB.

Para tentar corrigir esse problema, você tem que cortar o arquivo PST para que ele fique com menos de 2 GB. A ferramente usada se chama "Ferramenta de corte de arquivos PST muito grandes", e será necessário eliminar de 25 a 50 MB do arquivo PST, e com isso você perderá alguns dos seus e-mails. Está ferramenta só deve ser usada como último recurso, e para baixá-la utilize este link.

A Microsoft disponibiliza um passo a passo de como utilizar a ferramenta neste link.

Fonte: Baboo e Microsoft

Nenhum comentário: