sexta-feira, 7 de maio de 2010

UOL inaugura data center em SP

Já prevendo aumento da demanda pelos serviços de cloud computing, tanto pelas grandes, pequenas e médias empresas, o UOL inaugurou na terça-feira, 27/04, um novo data center em São Paulo. O espaço, considerado o mais moderno do Brasil, vai funcionar no bairro de Campos Elíseos, no centro da capital paulista.

Instalado num prédio de oito andares, a nova unidade ocupa uma área distribuída de 6.367 metros quadrados. O edifício foi projetado para atender normas do mercado de segurança, disponibilidade e conectividade. O ambiente é baseado nos conceitos de green computing para consumir menos energia e reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2).

Para operar com eficiência energética, o prédio do data center recebeu um tratamento diferenciado na implantação dos sistemas de geração de energia e de ar condicionado. Tanto que a cobertura do prédio foi ocupada por máquinas e tanques que armazenam, resfriam e distribuem ar frio para os andares onde ficam instalados os computadores.

Os geradores instalados no local estão preparados para manter o ambiente operando por até três dias, caso haja corte do fornecimento de energia pela AES Eletropaulo, concessionária que abastece a cidade de São Paulo.


Capacidade de processamento


O novo data center tem capacidade para comportar 30 mil servidores físicos, mas o diretor corporativo do UOL, Gil Torquato, afirma que esse número pode se multiplicar com a virtualização. Cálculos da empresa estimam que o ambiente pode suporta até 300 mil máquinas virtualizadas.

Os planos do UOL com essa infraestrutura são consolidar os dez mil servidores que a empresa possui atualmente distribuídos em sete data centers, incluindo os próprios e os de terceiros.

Torquato esclarece que a migração será feita aos poucos. “Estamos conversando com nossos clientes para não causar aborrecimentos”, diz ele afirmando que hoje as aplicações podem ser espelhadas e as máquinas desativadas sem causar transtornos aos negócios das empresas.

O UOL não revela investimentos no empreendimento. Torquato informou apenas que se trata de um projeto ambicioso e que a companhia não fez nenhuma economia e sinaliza que o valor aplicado é muito mais do que os 10 milhões de dólares que a sua concorrente IBM destinou recentemente à implantação de uma nova data center em Hortolândia, interior de São Paulo, em razão de a obra ter partido do zero.

“Nosso projeto levou 18 meses e antes conhecemos outros data centers, inclusive de bancos no Brasil e exterior. Verificamos que não existe outro tão moderno quanto o que estamos inaugurando no País”, garante o executivo. Segundo ele, com essa infraestrutura de TI, o UOL estará preparado para atender a demanda que será gerada no Brasil pelos serviços processados na nuvem.

Atualmente, o Uol provê serviços de data center para empresas, grandes, médias e pequenas. As maiores são atendidas pela DHC Outsourcing e os demais negócios pelo UOL Host. A primeira conta com cerca de 150 clientes e a segunda com aproximadamente 300 que contratam desde domínio para operar na web até ofertas de cloud computing.

Fonte: COMPUTERWORLD

Nenhum comentário: