Alguns teclados dos notebooks Thinkpad da IBM/Lenovo possuem um layout próprio, uma adaptação do teclado ao padrão brasileiro, onde a tecla "?","/","°" fica desabilitada pois o driver padrão não reconhece o local correto dela.
Se você tiver os discos de instalação/restauração do sistema da própria Lenovo, não terá problemas pois provavelmente eles já vêem configurados com o layout correto... mas e se você quiser instalar um sistema diferente do que veio no notebook??? Aí que começa o problema.
Segundo o Zumo Blog, a própria Lenovo está ciente desse problema e já desenvolveu um patch para solucioná-lo, mas ele não está disponível para download no site da Lenovo!?
Felizmente o Zumo Blog entrou em contato com o pessoal da Lenovo e conseguiram o patch, e melhor ainda, disponibilizaram para download.
São dois patchs, um utilizado no Windows XP e Vista (thinkpad_abnt.zip), e outro utilizado no Windows 7(thinkpad_abnt_win7.zip). Ao que parece, ambos adicionam uma entrada no registro, embora o patch do XP/Vista tenha alguns executáveis, mas apenas utilizando o arquivo .reg deve resolver o problema.
Abaixo o conteúdo do arquivo de registro, caso o download não esteja mais disponível.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
"Scancode Map"=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,02,00,00,00,73,00,1d,e0,00,00,00,00
Depois de salvar e executar o arquivo acima, reinicie o computador e sua tecla "?","/","°" deve funcionar.
Fonte: Zumo Blog (Windows XP/Vista, Windows 7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário