quarta-feira, 17 de abril de 2013

Microsoft recomenda não instalar a atualização KB 2823324

Após várias reclamações, a Microsoft criou uma página na internet com alguns passos para tentar solucionar os problemas que a atualização KB2823324 causou na terça-feira (09/04/20130, o famoso "Patch Tuesday".

O site da Microsoft conta em detalhes, com imagens, os métodos para resolução do problema, mas vamos recapitular de forma mais rápida.

Método 1: Recuperar o último ponto de restauração antes da atualização
Como a atualização foi liberada no dia 09/04, qualquer ponto de restauração antes disso deve resolver o problema. Lembrando que você deve apertar F8 logo após a tela da BIOS sumir e antes de começar o carregamento do Windows.
Na tela que aparecer, escolha a opção "Reparar seu computador" e após algumas outras telas, você deve chegar até a tela "Opções de recuperação do sistema", com a opção "Restauração do sistema".
Selecione um ponto anterior ao dia 9 de Abril de 2013.
Depois que o computador tiver terminado a reparação e reiniciar o sistema, lembre-se de instalar novamente as atualizações pelo Windows Update, mas desta vez oculte a atualização 2823324.


Método 2: Reverter as alterações feitas pela atualização via linha de comando
Utilizando o mesmo caminho do método anterior (F8 e Reparar seu computador), na tela "Opções de recuperação do sistema" vamos escolher a opção "Prompt de comando".
E na tela que aparecer devemos digitar o seguinte comando:
dism /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
Feito isso, reinicie o computador e faça as atualizações do Windows Update, novamente ocultando a atualização 2823324.


Método 3: Desinstalar a atualização KB2823324 via linha de comando
Este método remove apenas a atualização que causou o problema, e na minha opinião é a mais sensata.
Utilizamos o mesmo caminho do método 2 (F8, Restaurar seu computador, opções de recuperação do sistema, Prompt de comando).
Na tela devemos digitar o seguinte comando:
dism /image:C:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1
Terminada a operação, reinicie o computador e oculte a atualização 2823324 no Windows Update.


Embora muitos tenham reclamado da Microsoft, aparentemente o problema não é a atualização, mas sim a compatibilidade com o Guardião, programa usado por bancos para tornar os acessos aos seus respectivos sites "mais seguros". Também encontrei algumas pessoas reclamando que o Kaspersky (programa de antivírus) perdeu a licença após essa atualização, mas até o momento a Microsoft não deu uma resposta definitiva.


Fonte: Microsoft, Infoworld, Rodrigo Immaginario

Nenhum comentário: